Descoberta pelo pintor Walter Howell Deverell na loja onde trabalhava como assistente de chapeleira, ela fez seu primeiro trabalho como modelo de Viola para o quadro "Noite de Reis".
Noite de Reis (Twelfth Night), Walter Howell Deverell |
Dentre o grupinho, aquele que mais se encantou com a bela Elizabeth foi um de seus fundadores, Dante Gabriel Rossetti, que passou a tê-la como modelo para quase todos os seus quadros, gradativamente impedindo que ela posasse para outros artistas. Uma excessão foi feita para a seguinte tela, que você provavelmente já viu:
Ofélia (Ophelia), John Everett Millais |
No relacionamento com Dante Gabriel, Lizzie foi tutelada na arte do desenho e da pintura, com o intuito de transformá-la em "gente do bem". Não que a família Rossetti fosse rica ou pelo menos com mais dinheiro que a família Siddall (do 'Siddal' de Elizabeth foi retirado um "L", pois Dante acreditava que assim pareceria mais elegante), mas enquanto o pai dela era um ferreiro ou cuteleiro, o pai dele era um professor que escrevia livros sobre Dante (o Alighieri).
Rá! E daí a gente começa a perceber o nível de perturbação & deformação da realidade do pintor. A obssessão do velho Rossetti por Dante estendeu-se ao filho que ele batizou em homenagem ao escritor (originalmente Gabriel Charles Dante Rossetti). Esse gesto refletiu na juventude do rapaz, que além de rearranjar seus nomes, esperava encontrar para si a Beatriz que inspirou o Dante do século XIII. Lizzie Siddal entra em cena e vira sua Beatriz, sua musa. O idílio amoroso começou...
Beatriz encontrando-se com Dante numa festa de casamento nega a ele seu cumprimento (Beatrice meeting Dante at a marriage feast, denies him her salutation), Dante Gabriel Rossetti |
Até certo ponto.
Quando se conheceram, Lizzie tinha 17 e Dante, 22 anos. Espia que gatinho, aos 18/19 anos:
Autorretrato, Dante Gabriel Rossetti |
Casal jovem, casal bonito, casal pra casar. Não fosse pela falta de interesse dele em oficializar alguma coisa com Lizzie. O tom das cartas em que menciona sua amada vai mudando alguns anos depois de se conhecerem. Lizzie anda doente. Os médicos vitorianos dão diagnósticos vagos e receitam láudano (ópio diluídio em álcool), que no século XIX era frequentemente utilizado para acalmar as crises físicas e psicológicas dos considerados inválidos e hipocondríacos, especialmente mulheres. Em Lizzie, seu uso acabou resultando em inquietação, fraqueza, vômitos — e maiores doses do 'remédio'. O vício em ópio apagou um pouco da beleza, brilho e todos os tralalás admirados pelos pré-rafaelitas. Logo, Dante passou a ser atraído por e a pintar outras modelos (e fazer sexo com elas).
Isso afeta, é claro, Lizzie, que parece ter consciência da sua condição ameaçada de musa. Ela escreve poemas e em um deles, diz o seguinte:
Não me interesso pela alma de minha DamaNo quadro abaixo, enquanto Lizzie é retratada como Beatriz sem vida, Annie Miller, uma das amantes do pintor, é uma das voluptuosas criadas.
Apesar de seu sorriso, a meus olhos quase santo;
Não me interesso pela sorte de minha Dama
Quando sua beleza perder, por fim, todo o encanto.
O Sonho de Dante na hora da Morte de Beatriz (Dante's Dream at the Time of the Death of Beatrice), Dante Gabriel Rossetti |
Em fevereiro de 1862, depois de voltar de um jantar, Lizzie foi deixada sozinha por Dante Gabriel por duas horas. Quando ele retornou, ela estava na cama totalmente inconsciente. O frasco de láudano na mesa de cabeceira estava vazio. Um médico foi chamado, mas às sete da manhã seguinte, ela estava morta. Ela somente foi enterrada três dias depois e William, irmão de Dante alegou que "Lizzie ainda estava mais bonita do que antes, e Dante praticamente se recusava a acreditar que ela estivesse mesmo morta — talvez fosse apenas um transe, consequência do láudano". Seu esposo chamou o médico de volta para avaliar a situação da defunta. Quando não tinha mais o que discutir em relação a isso, Dante Gabriel se cobriu de culpa, desespero, e ao pé do caixão pedia a Lizzie para voltar, que ela era a única mulher com quem ele realmente se importava, que amava.
Talvez fosse verdade mesmo. Posto que ela estava tão morta quanto a mulher fonte de inspiração de outro homem, de outro século e que tanto era idealizada por ele.
Creepy Post Scriptum -> A morbidez continua quando, sete anos depois da morte de Lizzie, Dante Gabriel manda exumá-la para recuperar os manuscritos dos poemas que ele enterrou junto aos cabelos dela. Diz que ela (e sua cabeleira) estava intacta, mas os manuscritos não tiveram a mesma sorte e estavam molhados e comidos por vermes. Acabaram sobrevivendo apenas três páginas.
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