sexta-feira, 15 de junho de 2012

sobre a dificuldade em ler imagens: uma introdução

É um vício: antes de ver a figura, procuro a legenda.

Culpa do hábito de leitura? Culpa dos filmes não nacionais e da aversão a filmes dublados?

Sou analfabeta funcional em imagens.

Mas sou apaixonada por elas.

Há os casos em que preciso me esforçar para me esvaziar e entender -- entender, não, melhor: absorver, receber algo do que vejo. E tem os casos (mais bonitos) em que algumas começam a se abrir pra mim. E sentir esse acolhimento é muito bom e, reforço essa posição, quanto maior a privacidade entre nós e a pintura/ a escultura/ a fotografia/ a instalação -- enfim, a obra -- maior a probabilidade de intimidade com ela.

É proveitoso dividir e ouvir diversos pontos de vista, mas acredito que quando nos atemos ao mais íntimo nosso, desfrutamos e levamos algo renovador. Experiência religiosa, religare, religação com algo maior (seja lá o nome que isso tenha pra cada um) que a mera procura por algo inteligível nas plaquinhas não vai trazer.

Com a contradição que me é posta, só sei me expressar em palavras.

Não t(m)e entendo e por isso te amo.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...