segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Bette Davis, E o Vento Levou e Jezebel

Bette Davis, o vestido vermelho da discórdia e Henry Fonda
O filme que, dizem, deram a Bette Davis, pra compensar a esnobada que recebeu de David O. Selznick para interpretar Scarlett O'Hara em E o Vento Levou. De fato, os dois filmes têm muitas semelhanças: protagonista jovem e mimadas, no sul dos Estados Unidos, causa escândalo por causa de um vestido, é apaixonada por um homem que não pode ser seu e ao longo do filme, devido a uma crise no país, amadurece e tenta se redimir.

Vi um vídeo no YouTube em que Bette, já velha, diz que ela que rejeitou o script. O que sei é que houve uma pesquisa, na época em que os direitos do livro foram comprados, para a escolha de Scarlett, e Bette Davis estava em primeiro lugar. A Warner emprestaria sua estrela, mas as negociações não foram muito adiante, então eles apressaram a filmagem de Jezebel. Quando o filme saiu, em 1938, O. Selznick enviou uma carta para Jack Warner:

"Prezado Jack,
O filme inteiro está permeado de caracterizações, atitudes e cenas que, infelizmente, lembram 'E o Vento Levou'."

Jack Warner simplesmente agradeceu seu grande interesse.

Bette Davis ganhou seu segundo Oscar de melhor atriz por esse papel e no ano seguinte, também indicada, por Vitória Amarga (Dark Victory, 1939), perdeu para Vivien Leigh, a  Scarlett O'Hara definitiva.

Em cena, com George Brent

off–Jezebel: Para que Henry Fonda, o co-protagonista de Davis, pudesse estar junto da mulher enquanto ela dava à luz Jane Fonda, sua primeira filha, algumas cenas entre seus personagens foram gravadas sem ele.

Bette Davis teve um caso com o diretor, William Wyler (com quem trabalharia em A Carta – The Letter, 1940 e Pérfida – The Little Foxes, 1941) AND com o colega de trabalho, George Brent. Se tem algo pelo que ela não era conhecida seria por sua constância e/ou fidelidade nos relacionamentos, mas, mais tarde, foi amplamente divulgado que Bette Davis tinha William Wyler como o amor de sua vida.

Paradinha nas gravações, pro almoço com William Wyler

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...