segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

enciclonérdia

Almanaque de Cultura Nerd

Não lembro em qual site ou blog eu li sobre o Almanaque de Cultura Nerd, mas sei que foi o momento de finalmente usar o desconto que uma livraria virtual havia me mandado, pela 3ª vez. Fiquei um pouco decepcionada com o tamanho do livro, achei que seria no estilo daqueles almanaques dos anos 70, 80 e afins. Mas era do tamanho médio dos livros, com 247 páginas, sem figuras.
Tirando a dita pretensão dos nerds de "dominar o mundo", e as constantes piadinhas #fail, é viciante passear pelos verbetes da Enciclonérdia já que cultura pop, ciência e literatura foram as referências para sua elaboração. Desde Além da Imaginação (The Twilight Zone - pelamordedeus, não o Twilight de vampiros toscos) até o iPod, de Santos Dumont a Star Wars, de Lewis Carroll a Spiderman, a gama de assuntos é ampla, mas como os próprios autores admitem, não é completa. Por isso, há o site enciclonerdia.com.br para onde os nerds de plantão podem mandar suas considerações, além de versões mais trabalhadas de alguns dos verbetes, entrevistas, blogs. Não tem lááaa muita coisa, mas diz que está sempre em evolução.
Comprei pro meu marido, mas comecei a ler antes e – como de costume – a grifar e colar post-its, o que causou uma momentânea cisão. Passou.
No mais, faltou um acabamento mais bonitinho, imagens, capa dura e tal (o que elevaria horrores o preço do livro, eu sei), mas vale a pena ler. Porque como qualquer obra de referência, ela não se encerra em si mesma, mas serve para abrir passagem praquele monte de coisa que comenta. Por exemplo, tô doida atrás do livro Eu, Robô e até inclinada a deixar a preguiça de lado e ver os Arquivos X do marido. :B

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...