segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

the catcher in the rye

O Apanhador no Campo de Centeio - 1951

'You don't like anything that's happening.' - Phoebe sobre seu irmão, Holden Caulfield.

Antes de ler, achava que a história deveria ser suicida, perturbadora e sombria. Mark Chapman pediu a John Lennon um autógrafo em sua cópia de The Catcher in the Rye. Mais tarde, no mesmo dia, o ex-Beatle era assassinado a tiros por Chapman, que carregava o livro consigo.

Mero engano. A história contada por J.D. Salinger, autor de "Catcher", é de dar muita risada. Holden Caulfield, narrador em primeira pessoa, um adolescente, burguês, mentiroso, covarde, deprimido é expulso de vários colégios (foi então expulso do terceiro, bem na época do Natal) e não tem lá muito objetivo na vida. Mas quem pode culpá-lo? Ele é apenas um adolescente idiota, como quase todos. Sua linguagem é cheia de gírias engraçadíssimas e exageros do tipo dizer que tal pessoa tem um milhão de anos. Holden, de cara, não suporta ninguém e critica o comportamento de todo mundo, especialmente as pessoas da sua idade. Mas sabe que ele mesmo muitas vezes age como um cretino. Tem grande estima por alguns professores e principalmente por sua irmãzinha precoce, Phoebe. Odeia cinema, acha tudo muito falso, mas está sempre vendo um filme. 

Quando Holden decide ir embora da escola antes que os pais saibam que foi expulso de novo, ele vaga por Nova York, marcando encontros com colegas, uma antiga namorada, uma prostituta, sua irmã, um ex-professor. Oh boy, como se sente sozinho. Ele basicamente reclama de sua vida atual e sonha - surta - com um futuro longe dos padrões. Holden quer sair andando por aí. Quer morar numa cabana. Quer fugir do que provavelmente o espera. Mas não o quer tanto assim.

Enquanto lia, identifiquei filmes, séries e até HQ's que provavelmente construiram seus personagens com Holden Caulfield na cabeça: Ghost World e o mau humor de Enid; Scott Pilgrim e seu protagonista relapso e mentiroso, mas cativante; Donnie Darko e suas piadas sarcásticas; Curtindo a Vida Adoidado com jovens que largam mão da escola e saem soltos por Nova York; Freaks and Geeks e seus personagens adolescentes suburbanos deslocados; Antes do Amanhecer e as conversas aleatórias com um estranho.

Se você gosta de qualquer coisa citada acima, TEMQUELER O Apanhador no Campo de Centeio. Pode ser que ele não mude sua vida, mas há muito de nós em Holden Caulfield (ou o contrário) e essa identificação vai proporcionar uma das leituras mais prazeirosas da sua vida. Eu garanto.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...